Notícia
Notícia
Encontro Diocesano de Animadores de Grupos de FamÃlia
“Eis- me aqui Senhor, eis me aqui Senhor! pra fazer Tua vontade, pra viver do Teu amor, Eis-me aqui Senhor!” Esse foi o brado que ecoou na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na abertura do Encontro de Animadores e Animadoras de Grupos de Família da Diocese de Lages, no dia 7 de abril. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas, que colocam-se à serviço do Senhor, na animação dos Grupos de Família, coordenado pela equipe de CEBs da Diocese. O encontro contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Guilherme Werlang, do coordenador diocesano de Pastoral, pe Henrique Vicente Bitencourt, e de sacerdotes envolvidos com os Grupos de Família.
“O encontro foi bom! Eu vejo os grupos de Família como um dos pilares da Diocese, estes grupos de Família se reúnem durante o ano inteiro, e tem uma preparação para isso. O material produzido pelo Secretariado subsidia os encontros durante o ano todo, e também o Jornal A Caminhada, nas suas matérias, leva muito em conta os Grupos de Família, que integram a dimensão participativa da nossa Diocese”, explica a animadora da Equipe de CEBs da Diocese de Lages, Maria Odete da Costa. Ela ressalta, ainda, a intenção de realização de oficinas com os grupos de Família, que são
Odete ressalta que os Grupos de Família fazem o chão da nossa palavra, do jeito de ser Igreja na Diocese, do jeito de viver. “Este Encontro é o reflexo daquilo que está ocorrendo na base. Ninguém vem para o encontro do grupo de família porque tem um ônibus que vai trazer... quem vem para o encontro vem por que tem compromisso lá na base”, explica.
As seis regiões pastorais da diocese, se apresentaram, cada uma com uma cor: Lages, Bom Retiro, São Joaquim, Correia Pinto, Campo Belo do Sul e Curitibanos.
Em seguida ao café de acolhida e apresentação das regiões, ocorreu a Celebração e mística, com leitura e reflexão do Evangelho de São Lucas (5,1 -11) sobre a Barca com Jesus, e a necessidade de mergulhar em águas mais profundas; a mística também fez referência à passagem dos 90 anos de instalação da Diocese de Lages. Nesse momento, os povos que compõem a diocese, como caboclo, italiano, indígena, negro e alemão entraram com trajes típicos representando sua cultura, levando a Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres e o Selo dos 90 anos da Diocese de Lages. A assessoria do encontro foi dirigida pelo coordenador diocesano pastoral, pe. Henrique fazendo reflexões sobre as dificuldades da organização e da vida dos Grupos de Família. No período da tarde, ocorreram apresentações artísticas e culturais, e também a apresentação de danças gaúchas, pelo CTG Planalto Lageano. O encontro foi encerrado com a Missa de Envio, presidida pelo bispo, Dom Guilherme Werlang, e concelebrada por pe. Hermes e pe. João Pedro. No final da missa, em razão do dia 7 de abril ser o Dia Mundial da Saúde, houve a benção de chás e distribuição para os participantes.
Adriana Palumbo, jornalista.