Diocese de Lages

Notícia


*Clique na foto para ver em tamanho original



"Obedecer e Fazer a Vontade de Deus, Mesmo Quando Não a Compreendemos" – Uma Reflexão de Dom Guilherme, Bispo de Lages

No caminho do Advento, Dom Guilherme nos convida a mergulhar na profundidade da fé e da obediência, inspirados no exemplo de São José. Mesmo diante do incompreensível, José aceitou o plano divino, confiando na Palavra do Senhor.

Nesta reflexão poderosa,Dom Guilherme destaca a importância de viver a fé com reverência e respeito, especialmente ao celebrar o mistério da Encarnação. Que lições podemos aprender da coragem de José e de sua entrega total à vontade de Deus?

Leia o artigo completo: 


Na caminhada do Advento, em preparação para o Natal de Jesus, temos um relato de São Mateus, que eu imagino, ele tenha obtido diretamente de Maria, ou de São João ou alguém muito próximo para poder escrever com tantos detalhes como foi a ORIGEM DE JESUS.

São Mateus diz: "A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e antes de viverem juntos, ELA FICOU GRÁVIDA PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.

Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, e lhe disse: José, filho de Davi, NÃO TENHAS MEDO DE RECEBER MARIA como tua esposa, porque ELA CONCEBEU PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Ela dará à luz um filho, E TU LHE DARÁS O NOME DE JESUS, POIS ELE VAI SALVAR O SEU POVO DOS SEUS PECADOS. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: ‘Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho'. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: DEUS ESTÁ CONOSCO”.
QUANDO JOSÉ ACORDOU, FEZ CONFORME O ANJO DO SENHOR HAVIA MANDADO E ACEITOU MARIA COMO SUA ESPOSA” (Mt 1,18-24).

Até aqui só transcrevi o texto do Evangelho. Tudo bem que o evangelista escreveu que José era um homem JUSTO. Mas vamos nos colocar no lugar de José.

Em toda a história do povo judeu, jamais se ouvira falar que uma mulher teria engravidado sem uma relação sexual com um homem, embora houvesse uma profecia que anunciara há centenas de anos que um dia iria acontecer de uma VIRGEM engravidar e que seria mãe de um EMANUEL. Isto está em Isaías 7,14 que diz: "Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. A VIRGEM FICARÁ GRÁVIDA E DARÁ À LUZ UM FILHO, E LHE PORÁ O NOME DE EMANUEL".

Sabemos que na tradição do povo judeu, José tinha o direito de denunciar Maria de traição ou infidelidade, e ela correria o risco de se apedrejada “pelos homens”. Por ser um homem justo, pensava em abandoná-la. Com isso, ele poderia correr o risco de ser difamado por ter abandonado sua noiva, GRÁVIDA. Ele preferiu este caminho. Porém, Deus, vai ao encontro de José e, em sonho, lhe revela o que pela ciência, PELA NATUREZA, ERA ALGO TOTALMENTE IMPOSSÍVEL.

E José, ACREDITOU e, MESMO SEM COMPREENDER, OBEDECEU.
O que se pode dizer de cristãos católicos que fazem piadas obscenas, sujas e ridicularizam a atitude, a fé e a obediência de José e em consequência, sobre a ORIGEM DIVINA DE JESUS CRISTO?

Pior é que muitos desses, que ridicularizam José e Maria, e fazem ou contam estas piadas desavergonhadas e obscenas, talvez imaginando em sua cabeça impura, para não usar outra palavra mais forte, o que eles teriam feito com Maria se eles fossem José.

Muitos são frequentadores de cultos, de missas, até comungam, ou até estão, por vezes no próprio Clero ou vida Religiosa Consagrada.
Conforme tua “crença pessoal”, como você acredita e confessa que foi a ORIGEM DE JESUS, nosso Cristo Salvador?

+ Guilherme Antonio Werlang - msf

Diocese de Lages