Notícia
Notícia
CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO JUBILEU SERÁ NO DIA 29 DE DEZEMBRO
O Ano Jubilar 2025, cujo tema é “Peregrinos de Esperança” se apresenta para nós, cristãos católicos, como um tempo de muita importância, oportunidade para reavivarmos e reafirmarmos a nossa esperança naquele que nos deu a única via para participarmos da vida eterna em sua Ressurreição, oferecendo-nos por seus mistérios, a salvação. Oportunidade de um grande renascimento da nossa fé cristã! (Jubileu, 2025)
A celebração de abertura acontecerá no dia 29 de dezembro deste ano, e marcará o início do Ano Santo de Nosso Senhor Jesus Cristo 2025 em todo o mundo. A celebração será realizada nas igrejas catedrais durante a Festa da Sagrada Família.
O Papa Francisco determinou que os bispos diocesanos presidirão a Santa Missa de abertura em suas respectivas catedrais, seguindo o ritual preparado para a ocasião. De acordo com o documento "A Esperança não decepciona", a celebração deve contar com a participação de todos os presbíteros, diáconos, acólitos, leitores e demais ministros, que atuarão sob a presidência do bispo.
Em nossa diocese, o Bispo Dom Guilherme Antonio Werlang e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Álvaro Emanoel da Silva, convocam todos os fiéis, incluindo presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, líderes de pastorais e movimentos, para a celebração de abertura do Jubileu, que iniciará às 9h no Santuário Santa Cruz, seguido de uma procissão até a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres.
A fim de assegurar a ampla participação, foi solicitado que não sejam realizadas missas nas paróquias da diocese na parte da manhã, incentivando todas as comunidades a organizarem caravanas para participar deste importante momento. A celebração campal contará com o altar montado na porta principal da catedral, e os participantes serão motivados a viver a fé e a esperança que este Jubileu representa.
Foram escolhidos "lugares santos de peregrinação" dentro da diocese, onde se realizarão grandes encontros pastorais e movimentos, reforçando a importância das peregrinações, sejam elas individuais ou em grupo.
SAIBA QUAIS SÃO ESTES LUGARES SANTOS:
Região Pastoral de Lages
·Catedral diocesana
·Igreja do Navio e Morro da Cruz
·Santuário São Judas Tadeu
·Santuário Santa Cruz
·Santuário de Fátima
·Igreja Matriz Nª Sra. do Rosário (Gruta)
Região Pastoral de Bom Retiro
·Gruta Nª Sra. de Lourdes - Urubici
·Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida
Região Pastoral de São Joaquim
·Igreja Matriz São Sebastião – Painel
·Igreja matriz São Joaquim – São Joaquim
·Igreja Matriz Nª Sra. do Perpétuo Socorro
Região Pastoral de Campo Belo
·Anita Garibaldi – Gruta Nossa Senhora de Lourdes
·Cerro Negro – Águas Santas “Nove Maio”
·Celso Ramos – Gruta Nossa Senhora Aparecida – Ponte Pencil
·Capão alto – Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
·Campo Belo do Sul – Gruta Nossa Senhora Aparecida
Região Pastoral de Curitibanos
·Ermida São José do Cerrito – São José do Cerrito
·Igreja Matriz Imaculada Conceição – Curitibanos
Região Pastoral de Correia Pinto
·Gruta do Cafundó – Ponte Alta
·Igreja Matriz Nª Sra. dos Campos e Cruzeiro – Correia Pinto
·Comunidade e Gruta Vila Aparecida – Otacílio Costa
A Diocese de Lages convida todos os fiéis a participar desta caminhada jubilar, animados pela Eucaristia e pela renovação da fé.
Texto: Adriana Palumbo