Notícia
Notícia
SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA RECEBE VISITA DOS SUPERIORES DA CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA
“Pois assim como num só corpo temos muitos membros, e estes membros não têm todos a mesma função, assim também nós, embora sendo muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente somos membros uns dos outros”.
- Rm 12,4-5
Aos dois dias do mês de outubro, nossa comunidade do Seminário Diocesano Dom Honorato Piazera, em Passo Fundo (RS), teve a alegria de receber a visita do Superior Geral dos Missionários da Sagrada Família, Pe. Augustinus Purnama, MSF (natural da Indonésia) e o Vigário Geral da Congregação, Pe. Marian Kolodziejczyk, MSF (natural da Polônia). Também se fizeram presentes os bispos: Dom Itacir Brassiani, MSF (nomeado recentemente bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul) e Dom Guilherme Antonio Werlang, MSF (bispo da Diocese de Lages) bem como, Pe. Ivanir Antônio Rampon, Diretor da Itepa Faculdades e Pe. Gilvani Capitani, Reitor do Seminário Propedêutico da Diocese de Joaçaba, onde residem também os nossos seminaristas propedeutas, também presentes neste dia.
Na ocasião, Dom Guilherme expressou a gratidão de nossa Diocese à Congregação dos Missionários da Sagrada Família, por ter auxiliado na compra de nosso atual Seminário em Passo Fundo – RS, propriedade que era pertencente a mesma, e por sempre se colocar à disposição diante de nossas necessidades. Pe. Felipe Oliveira Varela, Reitor do Processo Formativo, reforçou as palavras de gratidão de Dom Guilherme, e destacou como a Diocese tem olhado com cuidado e esperança para os futuros padres da Diocese de Lages, fomentando a dinâmica do bem viver comunitário de nossos seminaristas. Pe. Ivanir Antônio Rampon enfatizou o vínculo entre a Itepa Faculdades em relação às congregações e às Dioceses, apresentando a preocupação e dedicação quanto à dimensão intelectual dos acadêmicos do Curso de Teologia.
Pe. Augustinus, Superior Geral dos Missionários da Sagrada Família, expressou sua alegria em poder participar daquela confraternização; disse que a preocupação com a formação dos futuros padres deve ser a primeira das Dioceses e Congregações, pois nossas casas de formação são o berço do futuro da Igreja. Apresentou ainda sua alegria, enquanto Congregação, em poder auxiliar nas necessidades da Diocese de Lages, pois todos somos um; um só corpo, uma só Igreja. Pe. Marian, Vigário Geral da Congregação, elogiou o momento de partilha e a vivência familiar do Seminário, reforçando a disponibilidade da Congregação em auxiliar em outras demandas que possam surgir em nossa Diocese.
Por fim, vivenciamos um rico momento de partilha e troca de experiências. Pudemos nos deliciar com um saboroso churrasco, assado por nosso Bispo Diocesano, Dom Guilherme, bem como aprender muito sobre aquela que é a base de nossa Igreja: a unidade centrada no amor a Jesus. Nossa Diocese de Lages e o nosso Seminário muito se alegram com este momento e por todo auxílio recebido da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. A palavra que resume tudo isso é: gratidão!
João Victor Pereira
1º ano da configuração, Seminário Diocesano Dom Honorato Piazera