Diocese de Lages

Testemunhos da esperança


*Clique na foto para ver em tamanho original



A JORNADA DE PADRE HENRIQUE NA DIOCESE DE LAGES

Padre Henrique é uma pessoa simples, que exala carisma e amor, muito acolhedor e de boas relações com todos ao seu redor. De espírito aventureiro, sempre gostou de viajar, acampar. Quando seminarista, subiu a Serra do Rio do Rastro de bicicleta para conhecer Lages. Gostou tanto que acabou voltando para ficar!

Nascido no município de Tubarão, cresceu em Pedras Grandes, sendo o caçula de quatro filhos, até que, aos 16 anos, ganhou mais um irmão. A vocação para o sacerdócio foi incentivada por sua mãe, que perguntava para ele se desejava seguir o caminho do sacerdócio. Ele despertou, encontrou um propósito maior e ingressou no seminário.

Em 1965, quando entrou no seminário com outros 119 jovens, não imaginava que seria o único daquela turma a se tornar padre. Em meio a um grande número de saídas e desistências, perseverou, seguindo para a faculdade de Filosofia e depois para a Teologia, onde ficou sozinho. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 8 de dezembro de 1979, em Tubarão. Após a formação, um acordo entre os bispos de Tubarão e Lages o trouxe para a nossa diocese quando foi enviado para trabalhar na Catedral.

A trajetória de Padre Henrique em Lages foi marcada pelo compromisso com a comunidade. Após um período de três anos na Catedral, assumiu a paróquia Nossa Senhora das Graças, onde conseguiu construir  forte relação com a comunidade. Durante os oito anos que passou lá, implementou projetos importantes, como a criação de uma marcenaria comunitária e o fortalecimento dos grupos de famílias, movimentos populares e sindicais.

Sua atuação na Diocese não se limitou ao trabalho paroquial. Padre Henrique foi – e é - um importante líder na Cáritas, onde coordenou a criação de 16 Cáritas comunitárias juridicamente independentes, uma abordagem inovadora e única no Brasil. Ele acredita no empoderamento das pessoas e na importância da emancipação social. Suas ações não apenas transformaram comunidades, mas também criaram uma rede de apoio e solidariedade que continua a fazer a diferença até hoje. Ele foi reitor de um seminário que se diferenciava pelo modelo de trabalho e estudo em conjunto com a comunidade.

Henrique também exerceu a função de Coordenador Diocesano de Pastoral, ao mesmo tempo em que se dedicava  ao acompanhamento da Cáritas e das pastorais em toda a região de Lages. Percorria milhares de quilômetros para dar suporte a grupos espalhados pela diocese, com o objetivo de promover a justiça social e o cuidado com os mais necessitados.

Atualmente, sua rotina envolve diversas atividades, desde as responsabilidades como pároco na Sagrada Família, sua atuação como diretor do ITEPAL (Instituto de Teologia para Leigos), Chanceler da Diocese, responsável pela coluna sobre Cidadania no Jornal Caminhada e ainda Coordenador Geral de Estágios na Facvest. Embora sua participação na faculdade não consuma muito tempo semanalmente, revisa documentos e assina papéis para estágios presenciais e à distância. Além disso, é frequentemente convocado para participar de aprovações de cursos quando o MEC visita a instituição. “Fora isso, acompanho aulas de teologia semanalmente e participo do cuidado pastoral da paróquia, atendendo especialmente os enfermos”.

Gosta muito da Chapecoense: “sou torcedor há muito tempo, inclusive antes do trágico acidente. Eventualmente, sou chamado para abençoar o estádio e as instalações, o que fiz recentemente após uma sequência de derrotas do time. Embora me chamem de conselheiro espiritual, prefiro ser reconhecido apenas como o padre que ama e acompanha a Chapecoense com suas orações”.

Na sua caminhada, Padre Henrique destaca que suas maiores alegrias vieram do trabalho junto às pessoas que mais precisavam. Ele sempre acreditou que o sacerdócio só fazia sentido quando se dedicava aos que sofrem. "Se teve alguma coisa que não foi boa, foi por mim mesmo", reflete ele, demonstrando humildade e sua entrega total à missão. O legado de Padre Henrique na Diocese de Lages é um testemunho de esperança, exemplo de vida dedicada ao próximo e à construção de um mundo mais justo e fraterno.

                                                                 Adriana Palumbo Rodrigues

Diocese de Lages