Notícia
Notícia
1ª EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA DO COMISE DE PASSO FUNDO É REALIZADA EM VACARIA
Aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de setembro, na cidade de Vacaria, a primeira missão do Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), que residem na Província de Passo Fundo. Fazem parte deste grupo, seminaristas das Dioceses de Vacaria, Lages, Chapecó, Palmas/Francisco Beltrão e da Arquidiocese de Passo Fundo.
As atividades foram concentradas na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, que abrange os bairros Imperial/Franciosi pertencente à paróquia Catedral Nossa Senhora da Oliveira. No sábado (21), após a oração da manhã, os seminaristas puderam escutar um pouco da história da cidade e da Diocese de Vacaria, explanada pelo bispo emérito da Diocese, Dom Orlando Octacílio Dotti, OFMCap.
Após o conhecimento da realidade, os 25 seminaristas realizaram visitas e bênçãos nas casas das famílias da comunidade durante todo o dia. Outros momentos fortes da experiência se deram com a Missa de abertura na sexta à noite (20), a vigília da juventude no sábado à noite (21) e a Missa de encerramento no domingo pela manhã (22).
Já no domingo à tarde, coroando este momento, os seminaristas participaram da Missa com rito de ordenação diaconal do seminarista Renan Paloschi Zanandréa, que foi presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo da Diocese de Vacaria.
Segundo o pároco da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, Padre Elisandro Guindani “a missão foi um momento profundo e marcante para o bairro que acolheu a experiência, mas também para toda a paróquia, já que o ardor missionário ilumina e impulsiona as atividades pastorais da paróquia”. O padre ressaltou ainda que “buscamos organizar a experiência de tal forma que fosse um momento único na vida da comunidade, mas também dos seminaristas, e assim cada um saísse daqui motivado a viver sua vocação dentro de um espírito missionário”.
Nesse sentido, a coordenação do COMISE avaliou que a “experiência que é fruto de um longo e árduo planejamento, foi um momento marcado pelo espírito de hospitalidade e missionariedade". Além disso, cumpriu com o objetivo de entusiasmar e alegrar os seminaristas para uma vivência missionária em suas vidas”. O grupo também disse que “a Igreja hoje é chamada a viver intensamente um espírito missionário, momento como estes, de modo especial com jovens que almejam a vida sacerdotal, se firmam como experiências marcantes tanto para a formação quanto para o cultivo do espírito da missão em nossa Igreja”.
A experiência está organizada para acontecer anualmente, realizando uma rotatividade das dioceses que fazem parte do Conselho Missionário de Seminaristas.
TEXTO: Eduardo Martello e Gustavo Cadernal dos Santos
Foto: Mateus Pellin e Padre Rene Antonio Zanandréa