Noticia Paroquias
Noticia Paroquias
BOCAINA DO SUL REALIZA 1º SEMINÁRIO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS
No dia 8 de agosto o município de Bocaina do Sul promoveu o I SEMINÁRIO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS. O evento foi realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, com apoio do Núcleo de Justiça Restaurativa de Lages e UNIPLAC. Os 78 participantes tiveram a oportunidade de ouvir o Dr. Alexandre Takaschima (Juiz da 4ª Vara Cível da comarca de Lages) sobre o “PODER TRANSFORMADOR DA JUSTIÇA RESTAURATIVA” e a Assistente Social Adriana Zancheta Wilbert Ito (Coordenadora Adjunta da Escola Estadual de Conselhos – Florianópolis) provocar o “DIÁLOGO ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS”. Em seguida, Caroline Martini Kraid Pereira (Psicóloga Policial Civil – DPCAMI/Lages) apresentou os “CÍRCULOS DE DIÁLOGO E CONSTRUÇÃO DE PAZ” e convidou a todos para a VIVÊNCIA DOS CÍRCULOS DE DIÁLOGO, coordenada pel@s facilitador@s do Núcleo de Justiça Restaurativa de Lages.
Os Objetivos do Seminário foram: 1. Apresentar a Justiça Restaurativa e mobilizar a comunidade para a construção de uma Cultura de Paz; 2. Incentivar o diálogo entre as Políticas Públicas Municipais (Saúde, Educação e Assistência Social) em vivências locais e intersetoriais dos Círculos de Construção de Paz; 3. Articular o Projeto PRIMAVERA DE PAZ tendo em vista a implementação de uma Cidade Restaurativa;
Na avaliação dos organizadores, os objetivos do encontro foram plenamente alcançados e, segundo a avaliação d@s participantes, potencializados pela presença de pessoas de outros municípios, além de Bocaina do sul, como Rio Rufino, Urubici, Palmeira, Lages e Florianópolis.
No final do Seminário, padre Roberto apresentou o projeto PRIMAVERA DA PAZ, no intuito de dar continuidade às provocações do evento, pois, segundo ele afirmou: “desencadear processos é mais importante que realizar eventos e alcançar resultados.” Assim sendo, constituiu-se um Grupo de Estudos, Leitura e Reflexão com a adesão d@s presentes e aprovou-se uma agenda de atividades para os próximos meses, tais como: Celebração de Abertura da Primavera de Paz (23/setembro), Discussão de projetos de Educação para a Paz nas Escolas, realização de Círculos de Diálogo entre os agentes públicos das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, oferta da vivência dos Círculos de Diálogo para @s candidat@s a cargos eletivos para superação da intolerância e violência política, formação continuada de Facilitador@s dos Círculos de Diálogo e Promotor@s da Paz, criação do Dia Municipal da Paz (25/outubro).
Agradecendo a presença de tod@s: participantes, apoiador@s, palestrantes e equipes de trabalho, concluímos o I SEMINÁRIO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS, com os corações aquecidos e comprometidos na construção de “uma Paz que não dos deixa em paz”, recebendo as lembranças preparadas pelos estudantes da Apae de Bocaina do Sul e pelas crianças das escolas municipais: um punhado de sementes de girassol e um desenho de paz. Continuaremos semeando e desenhando a Paz em todas as nossas relações e territórios porque, como nos ensina o papa Francisco: “a Paz é artesanal”.
pe. Roberto Moreira
Bocaina do Sul, 08 de agosto de 2024.