Notícia
Notícia
PASTORAIS SOCIAIS REALIZAM ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Na última terça, 23 de julho, aconteceu o Encontro de Formação das Pastorais Sociais sobre o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Todas as vidas importam, mas quem se importa?”, abordando suas implicações neste período eleitoral. Contamos com várias lideranças das Pastorais Sociais, Vida Religiosa e Padres.
A articuladora das Pastorais Sociais, Ir. Iandra J. Conrado, acolheu e conduziu o encontro, dando a palavra ao Coordenador de Pastoral, Padre Álvaro, e ao Bispo Diocesano, Dom Guilherme Antônio Werlang. As Irmãs da Imaculada Conceição de Castres (Irmãs Azuis) de Curitibanos, juntamente com Méry, coordenadora da região pastoral, conduziram a oração, ajudando-nos a rezar.
O facilitador foi Jardel Neves Lopes, natural da Bahia, secretário-executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, uma pessoa com uma trajetória sólida nos movimentos e pastorais sociais.
No decorrer do encontro, ouvimos cinco pontos da história de 30 anos de luta e resistência que tem como pano de fundo: Vida em primeiro lugar. Os pontos abordados foram: a dimensão da soberania, a ecologia integral, a participação popular, o trabalho e os direitos humanos; a justiça e a dignidade da pessoa humana, e o projeto popular, além de levantar o papel da Igreja e a formação dos cristãos na política.
Foi destacada a importância da participação nas candidaturas populares, das juventudes, das mulheres e das pessoas das periferias para garantir uma representação inclusiva e construir o bem comum. A política foi comparada à arte da jardinagem, enfatizando o cuidado para todos e todas. A participação na disputa e nos conselhos de direitos, como saúde, criança, idosos, educação, conselho tutelar e conselho de juventude, foi ressaltada.
O encontro teve uma excelente exposição e participação dos presentes, finalizado com grande sucesso.