Notícia
Notícia
CONGRESSO MISSIONÁRIO DO REGIONAL SUL 4
No período de 30 de junho a 2 de julho, doze lideranças da Diocese de Lages participaram do 7° Congresso Missionário Regional Sul4, que aconteceu em Balneário Rincão, Diocese de Criciúma. Com o Tema: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo, e o Lema: Corações ardentes, pés a caminho, a partir do texto inspirador (cf. Lc 24,13-35) sobre o Caminho de Emaús, que vai de encontro ao ano vocacional. O assessor do encontro foi o Padre Estêvão Raschietti.
O objetivo de impulsionar um novo ardor missionário nas Igrejas locais e aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, fomentando a essência da missão que é o paradigma da Igreja missão é a maneira de ser IGREJA e ela acontece na comunidade e a comunidade acontece na missão, Deus que faz a missão e nós somos parte, colaboradores de uma Igreja em saída à serviço do Reino.
A experiência do Congresso foi enriquecedora: Experiências partilhadas, tema refletido, convivência do encontro com as famílias, encontro na comunidade, oficinas, visitas em algumas famílias doentes, elaboração da carta de compromisso e o grande marco deste Congresso do Regional Sul4 que assume: O Projeto MISSÃO AD GENTES, além-fronteiras no Continente Africano – Moçambique.
Pés a caminho e com os corações ardentes, retornamos para nossas realidades e com muito fervor, partilhamos com vocês as experiências e vivência no congresso missionário:
Sr. Arnaldo- ministro da Paróquia N. Sra. do Rosário-Coral: Minha experiência, foi maravilhosa nas visitas às famílias tinha um membro que não participa de nada, não reza e neste dia veio nos receber e fazer a oração junto conosco.
Irmãs: Dilva Fátima e Wanderleia D. Costa - Irmãs Salvatorianas: Uma experiência significativa e desafiadora. A missão é de Deus, o aprendizado deve ser de cada um/a. Despertar para anunciar a boa nova do Evangelho em cada ação realizada no dia a dia e isso nos faz viver com mais sentido. Há os que partem para realidades mais gritantes, os que rezam e os que partilham de seus bens.
Uma experiência de vivência com outras famílias que dão seu testemunho de fé e serviço na comunidade. Fomos muito bem acolhidas nas famílias e comunidades. Obrigada por esta oportunidade de aprendizado e partilha de vida.
Participar do congresso missionário regional foi viver a experiência de uma igreja peregrina que cada vez mais toma consciência de sua essência missionária. Foi sentir-nos desafiadas, confiadas e enviadas a fazer missionários e missionárias em todas as nações, participando da missão de Deus. O caminho é longo, caminhemos juntos no processo de conversão pastoral, superando conceitos e preconceitos para ir com fé, da igreja local até os confins do mundo.
Elisete Reis - Paróquia N. Sra. das Graças, Coord. da Pastoral da Criança Diocesana: Foi uma vivência maravilhosa, pois lá pude sentir o amor verdadeiro de Deus por nós. A família que me acolheu foi fabulosa. Durante o congresso, foi uma experiência divina, de muita alegria pelos encontros e reencontros saudosos! Abraços, sorrisos, lágrimas, fotos, rodas de orações e trocas experiência, visitas nas comunidades, e assim sonhando com Deus e vivendo para cumprir seus planos. Essa vivência, fortaleceu meu desejo de ser missionária para levar a esperança, a fé através do trabalho missionário, que grita em meu coração ardente e pés a caminho de um mundo mais justo e solidário.
Maria Salete Sell- Cáritas: Foram momentos marcantes e profundos. Nos aprofundamos na missão de anunciar sem excluir ninguém não como uma obrigação, mas para partilhar alegria, indicar horizontes, principalmente para a humanidade ferida, por tantas injustiças. Evangelizar é isso. Sentir com o coração a realidade do outro. Ser cristão é ser missionário.
Carlos Ruberto Wundeerlich - Cáritas: Ser cristão é ser missionário. Na conclusão deste encontro, fomos impulsionados a refletir sobre a presença amiga, amorosa de Deus. Refletimos sobre a missão de sermos missionários, para anunciar ao mundo o mistério da salvação. Missionários, eternos aprendizes.
Iracema-Paróquia Sagrada Família: Ser missionário é estar sempre presente trabalhando em sua comunidade com amor, porque é isso que Jesus espera de cada um de nós. A nossa missão é estar sempre levando o Evangelho para quem está afastado da casa do Senhor.
Janete das Graças Simão -Paróquia Sagrada Família: Agradeço o convite e oportunidade em participar do Congresso Missionário. Tive a felicidade de renovar conhecimentos e novos desafios. Ser missionário é desenvolver trabalho na família, comunidade e depois nos confins do mundo. Troca de ideias com pessoas de outras paróquias do estado foi enriquecedor. Também visita feita nas famílias. Uma delas a vó cuida do neto, pediu uma bênção pra ele dormir melhor...foi marcante pra mim.
Ir. Iandra Jackeline Conrado
Articuladora das Pastorais Sociais da Diocese de Lages