Notícia
Notícia
COLETIVA DE IMPRENSA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF) DE 2023
Na manhã da Quarta-feira de Cinzas, dia 22, no Secretariado Diocesano de Pastoral, o Bispo diocesano, Dom Guilherme Antonio Werlang, conduziu uma Coletiva de Imprensa sobre a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, que tem como tema “FRATERNIDADE E FOME” e como lema a inspiração de Mt 14,6: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.
Dom Guilherme ressaltou que esta é a 60ª Campanha da Fraternidade Nacional. Desde o início da Igreja, a preocupação com a fome é uma constante na vida dos discípulos de Jesus. O problema da insegurança alimentar, os trabalhadores sazonais e as diversas fomes (de alimento, de justiça, de direitos, de cidadania) foram temas tratados na Coletiva. O Bispo diocesano destacou que é um escândalo, em um país como o nosso, que produz tanto alimento, ter tantos irmãos e irmãs que passam fome ou que estão em insegurança alimentar: “Não é verdade que muitos têm fome porque o planeta não consegue mais produzir alimento suficiente. É uma questão de gestão, de governança”.
Também foram citados e explanados os três pilares do tempo da Quaresma, no qual a Campanha da Fraternidade é vivenciada: JEJUM, ORAÇÃO e CARIDADE (ESMOLA). Esses três pilares, vividos conjuntamente, possibilitam uma verdadeira CONVERSÃO (metanoia – mudança de mentalidade).
Concluiu-se a Coletiva com as perguntas dos presentes, sobre as atividades concretas da Diocese durante a CF. Dom Guilherme explicou que no Seminário Diocesano da CF, realizado no último sábado (18) discutiu-se que além da coleta e distribuição de alimentos e cestas básicas, também haverá a elaboração de projetos de formação e geração de renda (ex. hortas comunitárias).