Diocese de Lages

Notícia


*Clique na foto para ver em tamanho original



DIOCESE DE LAGES REALIZA GRITO DOS EXCLUÍDOS DE FORMA VIRTUAL

Integrantes das Pastorais Sociais da Diocese de Lages, juntamente com o bispo Dom Guilherme realizaram, no dia 7 setembro a Celebração do 27º Grito dos Excluídos e Excluídas, transmitido ao vivo pelas redes sociais (facebook e youtube) da Diocese.

A live contou com a participação de representantes das Pastorais Sociais Paroquiais, Pastoral Afro, Cáritas Diocesana, Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, Setor Juventudes, Conselho Missionário Diocesano, Movimento do Tabor e Centro de Direitos Humanos Irmã Jandira Bettoni.

Com o tema permanente “Vida em primeiro Lugar”, o Grito dos Excluídos, sendo realizado desde o ano de 1995, pretende ser denúncia, anúncio e animação diante da difícil realidade em que vivemos no Brasil inteiro.

O lema deste ano “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!” direcionou a celebração, com a escolha dos cenários e leituras bíblicas, indo ao encontro  do chamado do papa Francisco: Terra, Teto e Trabalho.

O bispo Dom Guilherme destacou, em sua fala de abertura, que “uma nação independente é diferente de um país independente; a nação independente é o povo, então, quando o povo tiver saúde, moradia, comida, educação, trabalho, quando o povo tiver vida digna, aí sim. Hoje estamos aqui, estamos fazendo nossa celebração em comunhão com todo o povo brasileiro, para que os excluídos e excluídas, os mais de 20 milhões que passam fome todos os dias possam ter uma vida digna”.

A live contou  também com depoimentos de indígenas, pessoas sem moradia e sem trabalho, fazendo ecoar suas vozes clamando por justiça social. O movimento do Tabor fez uma apresentação teatral em torno do tema, propiciando uma reflexão sobre a realidade de exclusão no Brasil.

                                                         Texto: Adriana Palumbo

Diocese de Lages