Notícia
Notícia
SACRAMENTO DA ORDEM: SERVIDÃO, MINISTÉRIO, MISSÃO
Mesmo em tempos de pandemia, a Igreja não parou suas atividades. Encontrando formas diferentes de evangelizar, seguimos firmes em nosso compromisso de tornar Jesus Cristo conhecido e amado.
Dentro da Comunidade de Fé, nos diversos carismas e ministérios, Deus continua chamando jovens para o seu seguimento no Ministério Ordenado. No final de 2020, nossa Diocese de Lages recebeu três grandes PRESENTES: um novo Padre e dois novos Diáconos!
Ordenação Presbiteral e Primeira Missa do Pe. Gabriel Moretti
A Celebração de Ordenação aconteceu no dia 21 de novembro, em Bom Retiro, terra natal do Pe. Gabriel. Em decorrência da pandemia da COVID-19, o número de pessoas que participaram foi reduzido, atendendo aos cuidados sanitários. A Missa de Ordenação foi presidida por nosso Bispo diocesano, Dom Guilherme, e contou com a presença de inúmeros Padres, sendo também transmitida pelo Facebook da Paróquia.
O Pe. Gabriel escolheu como lema para sua vida presbiteral: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo” (Jo 21,7b). Neste ano de 2021, trabalhará na Paróquia Santa Catarina, em Otacílio Costa.
A Ordenação foi antecedida de uma Semana Vocacional “virtual”, na qual os seminaristas das diversas etapas formativas movimentaram a página da Pastoral Vocacional da Diocese no Facebook, com orações e momentos de reflexão sobre a vocação ao ministério presbiteral.
No dia seguinte, dia de Cristo Rei, o Pe. Gabriel presidiu sua Primeira Missa, que contou com grande número de pessoas. Como de costume, na Primeira Missa, o Padre recém ordenado convida um colega para proferir a homilia. Foi convidado o Pe. Cláudio Liskoski, pároco de Bom Retiro.
Ordenação Diaconal do seminarista Felipe Oliveira Varela
No dia 05 de dezembro, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Urubici, foi ordenado Diácono o seminarista Felipe Oliveira Varela. A celebração aconteceu às 15h, e contou com a presença de inúmeros padres, familiares e amigos do Diácono Felipe. A capacidade de pessoas na igreja foi reduzida, de acordo com as normas sanitárias para conter a pandemia da COVID-19. Dom Guilherme presidiu a Celebração da Ordenação, ressaltando em sua reflexão a importância do serviço e da disposição em ajudar quem precisa.
O Diácono Felipe escolheu como lema para seu ministério diaconal: “Tenho sede!” (Jo 19,28), e assim justificou sua escolha: “(...) esta súplica ‘Tenho sede!’ continua sendo repetida na boca de tantas pessoas, sobretudo as abandonadas e esquecidas pela sociedade”. Ele continuará trabalhando na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens neste ano.
A Ordenação foi precedida de um Tríduo Vocacional, que foi celebrado nos diversos setores da Paróquia de Urubici, com a presença de diversos padres e alguns dos seminaristas da Diocese.
Ordenação Diaconal do seminarista Pablo Roberto Ribeiro de Oliveira
O seminarista Pablo Roberto Ribeiro de Oliveira foi ordenado Diácono no dia 12 de dezembro, na Igreja Matriz em São Joaquim. Às 15h, iniciou a celebração que foi presidida por Dom Guilherme e concelebrada por grande número de padres. A capacidade de pessoas na Ordenação foi reduzida, segundo as normas sanitárias para a contenção da pandemia.
O Diácono Pablo escolheu como lema de seu ministério diaconal uma frase de Jesus: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). A Ordenação foi precedida de uma semana vocacional, que contou com a presença de padres e seminaristas da Diocese.
Diácono Pablo ressaltou: “em minha família sempre cultivamos um valor (...): estar sempre disponível e ter a iniciativa de sempre ajudar, quem quer que precise e o que for que precise”. Ele vai continuar desempenhando trabalhos pastorais na Paróquia São Joaquim neste ano.