Notícia
Notícia
Dom Guilherme autoriza volta das missas com presença de fiéis
O bispo de Lages, Dom Guilherme Werlang, autorizou o retorno das celebrações de missas com a presença de fiéis de forma gradativa, a partir do dia 26 de junho. Após consulta às paróquias da diocese e área pastoral, bem como bispos de outras dioceses, e seguindo orientações da CNBB, Dom Guilherme emitiu orientações para a reabertura das igrejas e retorno das missas, respeitando as indicações e ordens sanitárias do governo do estado, como a higienização dos locais, uso de máscaras durante as celebrações, distanciamento dos fiéis em 1,5 metro nas igrejas com marcação dos assentos, permanência das portas abertas durante as celebrações e disponibilização de álcool gel e orientação aos fiéis nas portas das igrejas. “A participação dos fiéis está limitada a um número não superior a 30% da capacidade do local da celebração. Caso o governo flexibilize essa porcentagem de participação, poderemos nos adequar às novas medidas”, explicitam as orientações.
O documento ressalta também, a importância do cuidado e a preservação da vida; Assim, solicita aos fiéis que pertencem ao grupo de risco, que priorizem o isolamento social. O decreto ressalta que “a situação que estamos vivendo não permite o retorno à normalidade de antes. Requer que nos adequemos criativamente à ela, sem arrefecer a proteção, buscando um novo normal”.
A partir do dia 26, as paróquias que se sentirem em condições de cumprir as orientações e desejarem, poderão iniciar as celebrações nas igrejas matrizes, com convite à representantes das comunidades, e a partir do dia 4 de julho as paróquias poderão iniciar as celebrações de missas e cultos em todas as comunidades