Diocese de Lages

Notícia


*Clique na foto para ver em tamanho original



Padre Reginaldo assume Coordenação Diocesana de Pastoral

            Pe. Reginaldo Pereira nasceu em São Joaquim,  e desde criança acompanhava sua mãe que era ministra da eucaristia na comunidade onde morava. Através dessa ajuda na comunidade foi  despertado para o chamado de Deus à serviço da Igreja.

            Iniciou a caminhada vocacional no seminário menor de Lages a convite do Monsenhor  Otávio de Lorenzi. Fiz bacharelado e licenciatura em filosofia no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e Teologia no Instituto Teológico de SC (ITESC) reconhecido pela PUC-RS. É Mestre em Teologia pela PUC-PR e doutorando em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, onde esteve nos dois últimos anos. Foi um período muito rico de aprendizagem, intercâmbio cultural, troca de experiências eclesiais e amadurecimento na fé e na missão. Estudando Teologia pastoral pôde perceber algumas lacunas a serem estudadas e aperfeiçoadas em nossa caminhada de Igreja e ao mesmo tempo pôde também perceber as belas experiências e reflexões que temos como Igreja do Brasil e América Latina. “Precisamos aprender a valorizar o que já temos de caminhada pastoral e ter a humildade de reconhecermos que ainda precisamos  dar passos significativos nesta reflexão e consequentemente em nossas ações”, ressalta pe Reginaldo.

Coordenação Diocesana de Pastoral

            Ele assume o desafio da Coordenação Diocesana de Pastoral com alegria a pedido do bispo diocesano Dom Guilherme. “A Diocese de Lages sempre foi um referencial no campo pastoral para o Regional Sul IV. Nos últimos tempos, devido a tantos fatores da conjuntura de Igreja e de Sociedade, percebemos que é necessário dar mais ênfase à um processo de Evangelização que possa abarcar as várias realidades presentes em nossa Diocese levando as pessoas a viverem um encontro pessoal com Jesus e a uma maior consciência do seu protagonismo na vivência dos valores do Reino. Temos uma bela caminhada já feita, mas é preciso continuar avançando com novas ideias, novos métodos, novo jeito de evangelizar num espirito de Comunhão e Participação a serviço da Vida”, afirma pe Reginaldo.

 Ele diz que o caminho que o Papa Francisco propõe hoje enquanto Igreja, à luz do Evangelho, nos indica por onde devemos seguir sendo Igreja “presente” e “atuante” sem medo de identificar e entrar nas periferias existenciais do mundo de hoje. Neste sentido o “Agir” pastoral é fundamental na vida da Igreja, é ele que dá concretude a tudo aquilo que refletimos enquanto Igreja, Povo de Deus. 

“Tenho certeza que serão muitos os desafios a serem superados, mas tenho certeza que não faltará a Graça de Deus, a presença de Jesus, Bom Pastor, a assistência do Espírito Santo e a companhia de Nossa Senhora dos Prazeres, mãe e padroeira de nossa Diocese”, ressalta.  “Sei que juntos faremos um caminho de crescimento pessoal e comunitário buscando, como nos diz as diretrizes de nossa diocese, a construção de uma Igreja e uma Sociedade justas, fraternas e solidárias, sinal do Reino Definitivo”, finaliza

Diocese de Lages