Diocese de Lages

Notícia


*Clique na foto para ver em tamanho original



Ordenação presbiteral de Álvaro Emanoel

No dia  19 de outubro, Álvaro Emanoel da Silva foi ordenado padre na paróquia São João Batista,  em Itajaí-SC, onde moram seus pais.

Padre Álvaro nasceu em 26 de março de 1988. Filho único de pais adotivos, sempre morou com seus pais e avó. O pai era pescador e trabalhava embarcado. A mãe do lar e a avó viúva e aposentada. Natural de Itajaí onde morou, soube mais tarde pela mãe que havia sido adotado em Lages, portanto, também filho desta terra. Em Itajaí despertou-se à vocação sacerdotal. Sua avó, muito católica, sempre o levava para as missas na paróquia São João Batista, que ficava ao lado de casa.

No dia 29 de fevereiro de 2004 ingressou no seminário menor da Arquidiocese de Florianópolis em Brusque, onde cursou até 2006 o ensino médio. De 2007 a 2009 fez os estudos de filosofia na Faculdade São Luiz, também em Brusque. Pedindo para ingressar na diocese de Lages, foi aceito em 2013, iniciando os seus estudos de teologia em 2014 em Florianópolis, vindo a concluir em 2017. Realizou seu estágio pastoral na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Bom Retiro, onde no dia 16 de dezembro de 2018 foi ordenado diácono, exercendo seu ministério diaconal na paroquia Santa Bárbara em Anita Garibaldi.

Depois da aprovação do conselho presbiteral e equipe de formadores, Dom Guilherme o ordenou presbítero. Seu lema de ordenação foi retirado de um poema escrito por São João Paulo II ainda em sua juventude: “O amor me explicou tudo”.

“Não tenho palavras para descrever o quão especial foi esse momento em minha vida. Depois de um longo período de preparação, através dos estudos, da oração, e trabalho pastoral, chaga-se ao momento em que somos configurados a Cristo como sacerdote. É ele quem nos chama, nos consagra e nos envia para a missão. Por isso, eu me sinto muito feliz em assumir isso para a minha vida. A ordenação presbiteral, não é fim de uma caminhada, mas é o começo de uma grande missão, tendo sempre Cristo Jesus como mestre e guia. O padre é pastor, mas só pode ser pastor se for segundo o coração de Jesus”, afirmou.

Diocese de Lages